A paz amados,
Na idade Média, o Cristianismo era alta até o Cientificismo acabar com a engemonia. O Cientificismo levava os intelectuais iluministas a achar que era possível prescindir das chamdas religiões positivas, entre elas o Cristianismo, as quais eles "viam" como distorções da verdadeira religião natural. Para deixaram de acreditar em algo que não se ver, a Ciência apareceu para explicar fenômenos naturais explicáveis e tentar explicar os inexplicáveis. O Cristianismo na época perdeu-se vários seguidores para a Cientificismo e percebemos que durante o tempo a Ciência e a Religião não costuma entrar em concordância sobre questões universais. Então cabe a nós a pergunta: Seria possível a Ciência e Religão entrar em concordância? Uma seria possível provar que a outra está correta?

“Todas as especulações mais refinadas no campo da ciência”, disse Einstein, “provêm de um profundo sentimento religioso; sem esse sentimento, elas seriam infrutíferas”. O grande Albert Einstein, ciêntista renomado, também acredita nesse feito. Pois descrições biblícas descritas a anos antes de Cristo, foram se comprovadas pela ciência  quando surgiu. Vejamos alguns exemplos:

- Durante o século XV e XVI, acreditavam-se que a terra era plana, ou seja, se você navegasse até um certo limite, caíria em um abismo.¹ O Livro de Isaías foi escrito cerca de uns 600 á 850 anos antes de Cristo e diz assim: "Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra..." (Isaías 40:22). Outras traduções trazem como esfera. A biblia já desde de tempos, mostrando fatos comprovados a muito tempo depois pela ciência.

- Abaixo da superfície terrestre existe 4 camadas:
Crosta, Manto, Núcleo Externo e Núcleo Interno.
O Manto abaixo da crosta é até 2.891 km de profundidade. Formada por rochas de consistência viscosa, tem temperatura de 600º C(abaixo da crosta) a 3.500ºC(na divida com o núcleo). As lavas de vulcões vêm daí.
Já o Núcleo Externo entre 2.891 e 5.150 km de profundidade, tem liga metálica de ferro e níquel mais um elemento leve, como enxofre ou potássio, na forma líquida. A temperatura varia entre 3.500ºC e 4.600ºC.² Ou seja, Fogo abaixo da superfície. A bíblia também deixou clara também essa evidência no livro mais antigo escrito: "Quanto à Terra, dela procede o pão, mas por baixo é revolvido como por fogo."(Jó 28:5)

- Quando Vemos a água caindo sobre a terra, entendemos o feito como Chuva e sabemos do Ciclo Hidrológico. Hoje em dia, isso acontece assim: quando o vapor de água chega a certa altura. A temperatura cai e a água condensa, passando para o estado líquido em pequenas gotículas que vão se juntando e movimentando por causa da ação dos ventos e das correntes atmosféricas e formando as nuvens. Por fim, elas caem na forma de chuva (precipitação). Ao cair a água escorre para os rios,ou para lençóis subterrâneos e depois para os rios e mares, oceanos e lagos. Então ela fica novamente exposta à ação do sol que a esquenta transformando-a novamente através do processo de evaporação: passagem do estado líquido para o gasoso.³
A bíblia muito anos atrás também já tinha desvendado esse feito, em algumas passagens, tais como:
"Prende as águas nas suas nuvens, todavia a nuvem não se rasga debaixo delas."(Jó 26:8)
"Ou podes levantar a tua voz até às nuvens, para que a abundância das águas te cubra?" (Jó 38:34)
"Fazendo ele ouvir a sua voz, grande estrondo de águas há nos céus, e faz subir os vapores desde o fim da terra; ..."(Jeremias 51:16) e por fim,
"Procurai o que faz o Sete-estrelo e o Orion e torna a sombra da noite em manhã, e faz escurecer o dia como a noite, que chama as águas do mar, e as derrama sobre a terra; o SENHOR é o seu nome." (Amós 5:8)

-  Existem alguns tipos de ventos,dentre eles o vento Alísios e o Contra Alísios, esses ventos tem uma característica interessante. Os ventos alísios sopram dos trópicos para o Equador, já os contra alísios sobram do Equador para os trópicos, ou seja, do norte para o sul e do sul para o norte.4  A biblia deixou claro também a movimentação desses ventos muitos anos antes de Cristo, "O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte, volve-se e revolve-se na sua carreira, e retoma os seus circuitos." (Eclesiastes 1:6)

- Foi-se descoberto, século passado, que as Constelações, planetas, tudo no Universo se move pela imensidação do espaço a estonteantes velocidades numa mesma direção como se estivesse movido por uma força estranha e invisível.5 Pois a biblía no livro mais antigo escrito, foi prescrito: "Podes atar as cadeias das Plêiades, ou soltar os atilhos do Orion? Ou fazer sair as constelações a seu tempo, e guiar a ursa com seus filhos?" (Jó 38: 31-32)


- Mesmo os Astrônomos, com as suas enormes descobertas acerca do universo graças a satélites, observam o universo e tentam medir o espaço, mais eles afirmam que o universo é muito vasto para ser medido e fazem uma estimativa de tamanho em milhares de anos-luz. A biblia disse isto há milhares de anos6.

"Assim como não se pode contar o exército dos céus, nem se pode medir a areia do mar,..." (Jeremias 33:22)


- Recomendo não olharem agora, estamos vivendo nas costas de uma tartaruga gigante. Essa é a crença mais amplamente reconhecida na categoria popular, mito trazido ao público no século XVII, depois de um homem chamado Jasper Danckaerts ouvir lenda de várias tribos de nativos americanos. A crença também é meio popular na cultura chinesa e indiana, em algumas versões pode ser nas costas de um elefante ou uma serpente.7 A biblia já deixava clara: "Ele estende o norte sobre o vazio, suspende a terra sobre o nada." (Jó 26:7)

- Sabemos hoje sobre a criação do nosso universo, a teoria mais aceita é a do Big Bang(Grande explosão) Estima-se que tudo no Universo á cerca de 14 bilhões de anos atrás era algo menor que um átomo, bem menor, extremamente pequeno e que por alguma razão "explodiu" e se expandiu, dando origem a tudo que temos e vemos hoje. Traduzindo, de um átomo extremamente invisível a olho nu surgiu tudo)8. A bíblia deixava claro isso.

"Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível."(Hebreus 11:3)
Seria um referência a Deus? Para os ateus, isso seria uma referência à partícula? Aos dois, digo eu.
Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível

Hebreus 11:3z

- Continuando o assunto acerca do universo, o Universo se expandiu após o Big Bang. Depois da grande "explosão" o Universo foi ficando cada vez maior e maior, essa teoria é mais aceita pois o universo não é estático e se encontra em constante expansão, ou seja, as galáxias estão se afastando umas as outras. Portanto, no passado elas deveriam estar mais próximas que hoje, e, até mesmo, formando um único ponto, daí surgiu o Big Bang.9 A biblia disse isso a muito também que Deus estende o Universo "... ele é o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda para neles habitar."(Isaías 40:22)

- A criação do Universo em si,

" Ó Senhor, Senhor nosso, quão magnifico em toda a terra é o teu nome! Pois expuseste nos céus a tua majestade." (Salmos 8:1)
"Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia a obra das suas mãos" (Salmos 19:1  
  
A matemática indicaria que o universo seria projetado por um criador inteligente.
Vamos dar o argumento mais usado para explicar isso.

Uma pessoa tem 100 moedas em um saco, todas elas numeradas de um a cem. Daí você sacode o saco e tenta tirar de forma aleatória todas as moedas na sequência correta de um a cem. Ex:1,2,3…99,100. Pegar a moeda primeira teria a probabilidade de 1% de pegar a número 1, na segunda moeda seria de 1,01% a probabilidade se pegar o número 2 e assim por diante, até a centésima moeda. Multiplicando as probabilidades, é bem próximo de zero.

Isso implicaria que chegar ao resultado final desejado, que é conseguir pegar todas as moedas na ordem crescente de 1 a 100, seria ou uma absurda coincidência, ou um resultado “fabricado”.
Bem, na criação do mundo, muito, muito mais que 100 variáveis estavam em jogo e mesmo assim o resultado final (que é o nosso planeta funcionando de forma consistente e a raça humana dominando o planeta) teria sido produzido dentre outras trilhões de possibilidades possíveis.

Analisando as outras possibilidades, a probabilidade de termos chegado a esse resultado que chegamos é MUITO próxima de zero, o que mostra que é uma ABSURDA coincidência ou o resultado teria sido “fabricado”. A simplicidade de algumas fórmulas matemáticas é algo intrigante, podendo ter sido muito bem criadas.

Se você acha que o mundo foi criado por acaso, eu te faço um desafio, coloque um milhão de macacos em frente a computadores digitando até o infinito, nós sabemos que uma hora um dos macacos aleatoriamente vai digitar em ordem de forma perfeita toda a obra de Shakespeare.
Isso é verdade em tese, mas na prática nós sabemos que não dá pra produzir aleatoriamente algo tão complexo e grande como a obra de Shakespeare. O universo é muito maior que a obra de Shakespeare. Imagine agora o universo e todas as suas complexas variáveis, as marés, as órbitas e os planetas, seria ingenuidade achar que poderia ter sido feito sem propósito, quando estas coisas tão complexas trabalham para um propósito de probabilidade tão pequena.

 
Conclusão:

Temos por base apresentados que tanto a Ciência quanto a Religião podem sim se coincidirem juntas ao invés de haver uma certa rivalidade. Absolutamente, nunca estarão em completa concordância, mais podem sim trabalharem em conjunto, pois a religião é questão de fé e ciência é questão de lógica. Acredito sim que poderiam andar juntos para um único propósito, na minha opinião!

“Na antiguidade e no que foi chamado de Idade das Trevas, o homem não sabia o que ele sabe hoje sobre a humanidade e o cosmos. Eles não conheciam a fechadura, mas eles possuíam a chave, que é Deus. Agora muitos têm excelentes descrições da fechadura, mas eles perderam a chave. A solução ideal é a união entre ciência e religião. Nós devemos ser proprietários da fechadura e da chave. A verdade é que à medida que a ciência avança, ela descobre o que foi dito há milhares de anos na Bíblia” Richard Wurmbrand

Por fim, uma frase do renomado Albert Einstein:
"A Ciência sem a religião é manca, a religião sem a Ciência é cega."

Estudo feito por: Marcos Paulo

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright ©2012 Luz da Biblia Todos os Direitos reservados | EDIT Designed by Uchiha Marcos | Suported by YesRank