A igreja, somos nós ou os templos? 1º Parte

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Observação: peço a todos que acompanhe esse estudo com vossas bíblias para maior compreensão!!

Inúmeros são os irmãos que trazem a concepção de igreja como a estrutura material onde costumeiramente congregam nos fins de semana, a instituição religiosa legalmente organizada perante a lei dos homens. Mas você sabia que a palavra igreja não consta no conteúdo dos livros do Antigo Testamento? Relatam as escrituras do antigo Testamento que na peregrinação do povo de Israel pelo deserto, o Senhor ordenou Moisés a edificar um Tabernáculo, local onde os judeus se reuniam aos sábados para adorar a Deus. Posteriormente, na era do reinado de Salomão, o Senhor Deus o determinou a edificação de um Templo, o qual foi designado oficialmente para o povo judeu adorar e oferecer sacrifícios a Deus. Havia também as Sinagogas, casa de oração e ensinamentos às escrituras. Vamos conhecer um pouco da origem e atividade dessas instituições, segundo o que foi por Deus estabelecido, para o povo de Israel.

TABERNÁCULO - Santuário erguido por Moisés no deserto do Sinai, logo depois que a Lei foi editada ao povo. O material usado na construção era: Madeira de Acaia, peles de carneiro, peles de dudongos (talvez golfinho), e todo material fora doado pelos israelitas. Chama-se habitação (Jeová), a tenda da congregação (isto é, Jeová com o seu povo) e tenda do Testemunho
(Números 9.15, 18.2). Era grande barraca onde eram realizados os atos de adoração durante o tempo em que os israelitas andaram pelo deserto depois da saída do Egito (Êxodo 25-27). O tabernáculo continuou a ser usado até que o TEMPLO foi construído, no reinado de Salomão. 

TEMPLO - Edifício construído no monte Moriá, em Jerusalém, no qual estava centralizado o culto a Javé (ou Jeová) em Israel. Substituiu o TABERNÁCULO. O primeiro Templo foi construído por Salomão, mais ou menos em 959 a.C., e destruído pelos babilônios em 586 a.C. (II Reis 25.8-17). O Templo propriamente dito media 27 metros de comprimento, por 9 de largura, 13,5 de altura. Estava dividido em duas partes: O Santo Lugar onde os fieis permaneciam, e o Santíssimo Lugar ou Oráculo onde somente o sumo sacerdote entrava uma vez por ano, não sem sangue, para sacrificar pelos seus pecados e pelas culpas do povo (Hebreus 9.7). 


SINAGOGA - Casa de oração dos judeus que começou a existir provavelmente durante o cativeiro. As sinagogas se espalharam pelo mundo bíblico. Servia de tribunal, e nelas, adultos e crianças adoravam a Deus, oravam e estudavam as Escrituras (Lucas 4.16-30).

 A IGREJA DE CRISTO NO NOVO TESTAMENTO O CONCEITO

DE IGREJA: -Tradução da palavra grega ekklesia, significa assembleia, ajuntamento dos servos de Deus. - Grupo de seguidores de Cristo que se reúnem em determinado lugar para adorar a Deus, receber ensinamentos, evangelizar e ajudar uns aos outros (Romanos 16.16). A palavra considera igreja a totalidade das pessoas salvas em todos os tempos (Efésios 1.22). Segundo a palavra, podemos observar neste conceito que, igreja não é a estrutura material construída por mãos humanas, para tanto, a primeira vez que a palavra igreja fora pronunciada no Novo Testamento deu-se no Evangelho de Mateus 16.14-18, ocasião em que o Senhor Jesus interrogou os seus discípulos, dizendo: 

"Quem dizem os homens ser o Filho do Homem? E eles disseram: Uns, João Batista; outros, Elias, e outros, Jeremias ou um dos profetas. Disse-lhes então Jesus: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela."

 E verdadeiramente a igreja primitiva de Cristo foi primeiramente edificada fundamentada na doutrina dos apóstolos (Atos 2.47), hoje, é edificada no "IDE" de cada um dos que tem compromisso de servir a Deus em Espírito e em Verdade (Efésios 2.19,20). 



IGREJA NÃO É PRÉDIO
Sempre que conhecemos um irmão, a primeira pergunta dirigida um ao outro é: Qual a sua igreja? Outros dizem: Eu vou ou eu fui a igreja. Isso está ocorrendo porque o povo não consegue ver a igreja de Cristo sem prédio, porque sem a estrutura física e e sem a figura do "pastor", as ovelhas sentem-se perdidas. Mas na carta aos Efésios 5.32, a palavra faz uma menção interessante que não poderá passar desapercebido diante dos nossos olhos espirituais, e assim descrito: Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. E é sobre esse grande mistério que vamos meditar, sob a dispensação do Espírito Santo do Senhor, à luz do Evangelho, para o discernimento da igreja de Cristo: E para ratificar a tópico, vamos meditar no capítulo 9 do livro de Atos, onde a palavra conta que Saulo indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és tu, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer. Uma pausa para meditação:
Observe que na ocasião em que o Senhor Jesus interrompeu a Saulo, Ele já havia ressuscitado e estava na glória do Pai, e mesmo assim, o Senhor lhe disse: Saulo, Saulo, por que me persegues? Como poderia Paulo perseguir a Cristo, estando Ele glorificado nas alturas? Considere: Atos 8.1: Saulo consentiu na morte Estevão, e fez-se, naquele dia, uma grande perseguição contra aigreja
que estava em Jerusalém; e Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão. Atos 9.1, 2: E Saulo, ainda respirando ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote, pediu-lhe cartas para Damasco, a fim de que, se encontrasse alguns seguidores de Cristo, quer homens, quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. Mas o resplendor da glória de Cristo cegou a visão de Saulo, o qual foi guiado pelas mãos a Damasco, pelos seus seguidores. Disse então o Senhor para Ananias, seu servo para que fosse ao encontro de Saulo e orasse por ele. E respondeu Ananias: Senhor, de muitos ouvi acerca desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém. Evidencia-se neste tema, que a igreja que Saulo perseguia, não era a instituição religiosa, mas o Corpo de Cristo, ou seja, homens e mulheres que faziam compromisso de servir a Deus, guardando no coração os mandamentos do Senhor Jesus, constituindo assim a igreja de Cristo no Novo Testamento, a qual não é a estrutura material, mas os que servem ao Senhor em espírito e em Verdade. Portanto, é um equívoco alguém perguntar qual a sua igreja?

Em breve trarei a 2°  parte e a conclusão desse estudo.

5 comentários:

Unknown disse...

Paz e Graça, muito legal esse estudo, que Deus abençoe! !

Unknown disse...

Paz e Graça, muito legal esse estudo, que Deus abençoe! !

Unknown disse...

Amém!!!!

Unknown disse...

Amém!!!!

Unknown disse...

Amém!!!!

Postar um comentário

Copyright ©2012 Luz da Biblia Todos os Direitos reservados | EDIT Designed by Uchiha Marcos | Suported by YesRank