Quantas vezes você já deve ter dito para alguém que a água do Senhor e o fogo é do diabo? Se você nunca disse, concerteza já deve ter ouvido de alguém ou chegou a pensar alguma vez, mas será isso mesmo? O que o fogo representa biblicamente no sentido espiritual? Ele é bom ou é ruim para nós? É possível realizar milagres por ele? Vamos á essas explicações e deixar claro se o fogo é obra de Santidade ou obra diabólica.

FOGO no Antigo Testamento:

- "E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia." Êxodo 3:2

Quando o Senhor chama Moisés para o monte de Deus, a Horebe e viu a sarça pegando fogo, sem que sarça se consumir. Nesse dia Deus fez o chamado a Moisés para envia-lo diante do faraó para livrar o povo de Israel do qual o Senhor tinha ouvido o seu clamor, e atrávez deste fato acontecido no monte, Moisés de dirigiu para o Egito para livrar os filhos de Israel dos cativeros de Faraó.

O Fogo nesse versículo representa a presença do próprio Senhor, já que a sua atual presença mataria Moisés, e mesmo o Senhor em sarça de fogo, Moisés cobre o seu rosto em respeito ao Senhor (verso 6) pois temia olhar para a representação do Senhor naquele momento.

- "E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite." Êxodo 13:21

Logo após ás dez pragras que o Senhor mandou sobre o Egito, o Faraó amoleceu o seu coração e libertou o povo de Israel para Moisés e perante o percurso deles até à entrada do deserto, Deus o iluminava com uma coluna de fogo.

O caminho verdadeiro que o Senhor mostra, é isso que nos revela esse versículo. Apesar dos perigos, o Senhor protegia o povo de Israel e iluminava o caminho pela noite atrávez da coluna de fogo, representando assim a proteção divina sobre eles.

- "Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra." I Reis 18:24

Acabe reinava Israel e estava corrompendo o povo para adorar ao deus Baal e Jezabel, sua mulher, mandava matar os profetas do Senhor, até que Elías aparece para Acabe e manda ajuntar os quatrocentos e cinquentas profetas de Baal e o povo de Israel sobre o Monte Carmelo. Sobre o Monte, Elías faz uma prova de qual é o verdadeiro Deus. Mandou eles pegar dois bezerros e eles escolheriam um e botava sobre a lenha sem jogar fogo, e eles invocariam o nome do seu deus e Elías o nome do Senhor, e o Deus verdadeiro responderia com fogo e eles aceitaram. Os profetas de Baal invocaram o nome do seu deus desde da manhã até ao meio dia, porém, o vosso deus não o respondeu. Elías na sua vez, pegou doze pedras das quais representava as 12 tribos de Israel e edificou um altar, colocando o bezerro sobre o altar e fez aberturas ao redor do altar. Após jogou água 3 vezes seguidas de forma que tanto o bezerro como as aberturas estivessem cheio de água, quando Elías invocou o nome do Senhor e pediu fogo, e fogo do céu desceu consumindo todo o holocausto e a lenha e as pedras, sumindo toda a água. (1 Reis 18:1-40)

Deus está realizando milagres e provando que só ele é Deus e Senhor atráves do fogo á anos antes de Cristo. Deus provou para o povo de Israel e para os profetas de Baal que só ele é digno de receber adoração se manifestando em forma de fogo sobre o holocausto que estava coberto de água. Manifestação do poder do Senhor.

- E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho" II Reis 2:11

Elías e Eliseu andavam, e Elías já sabia que o seu tempo era chegado e precisava de alguém para que ficasse no seu lugar, eles andavam pelo deserto, quando ele avisa a Eliseu que será arrebatado. E assim se sucedeu, carro e cavalos de fogo veio sobre Elías e o arrebatou para o Senhor

O fogo também é utilizado como forma de aproximação e milagre. O Senhor levou Elías para si no céu atráves do seu poder e carruagem de fogo demonstrando o seu milagre e o seu poder pelo fogo mais uma vez.

- "E estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente." Daniel 3:23

O Rei Nabucodonozor fez uma estátua de ouro e mandou juntar todo mundo e quando ouvires o som da buzina era para prostrar-se diante da imagem de ouro e adorar e qualquer que não se prostar e adorar será na mesma hora lançado dentro do forno de fogo ardente. Sadraque, Mesaque e Abednego se negaram de fazer o feito e quando o Rei Nabucodonozor descobrir disso, mandou chamar eles e mandaram se prostar e eles recusaram e disseam que o nosso Deus os livraria do fogo ardente, o Rei mandou aquecer 7 vezes mais do que o normal, atarão eles e jogaram na fornalha de fogo e quando o Rei mandou olhar os 3 na fornalha de fogo, o seu servo disse que havia 4 homens e o 4º homem era parecido com o filho dos deuses. E assim Sadraque, Mesaque e Abednego saíram vulneráveis contra o fogo ardente da fornalha. (Daniel 3: 1-30)

O Senhor usou a fornalha de fogo como cenário de um enorme milagre, provando que até mesmo o fogo o obedece, coisa que o Senhor já tinha revelado ao profeta Isaías."Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti" Isaías 43:2





2º Parte

Estudo Feito por: Marcos Paulo

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright ©2012 Luz da Biblia Todos os Direitos reservados | EDIT Designed by Uchiha Marcos | Suported by YesRank