Existe um inferno de fogo?

sábado, 7 de abril de 2012
-Rejeito a alterações de acordo com o conheçimento espiritual e bíblico adquirido-


"Você vai para o inferno seu miserável." Esta é uma fala muito comum das pessoas que odeiam as outras né, é muito comum comparar também o inferno a nossa realidade vivida. Mais será que só existe "um" inferno de fogo ou se o inferno é mesmo de fogo? Vamos trazer a revelação bíblica de acordo com o que o Espírito Santo nos concede. Existe até então na Bíblia 5 palavras comparadas ao Inferno, vamos a ela:


1º Geena (Localizado na Terra)
Vale de Hinom:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjlciwvNkUdZk-o0O_kH9TcMUap62mARtuFOGci8GhKT44-g1EGywXsgXLUeF0XRvTlfr6GPQUURW0viroeoncDLQHtmBoqQfH47i8Ii73jStbJajVEsRfmGg9dSyq422TOoOPmY7OV3eei/s1600/priestly3a.gif

"E, se a tua mão te escandalizar, corta-a, melhor é para ti entrares na vida aleijado, do que, tendo duas mãos, ires para o Geena para o fogo que nunca se apaga"
Geena (do hebriaco גֵיא בֶן-הִנֹּם, transl.Geh Ben-Hinom, literalmente "Vale de Hinom") também chamado Tofete (2 Reis 23:10; Isaías 30:33; Jeremias 19:13. É um vale profundo próximo a Jerusalém, usado como depósito de lixo da cidade, onde todo tipo de imundícia e os cadáveres dos criminosos executados eram lançados e incinerados, se fazia sacrifícios humanos e se queimavam os corpos de pessoas aos ídolos. O profeta Jeremias profetizou que ali seriam lançados os corpos dos desobedientes e que ali ficariam expostos (Jer. 7:31-34). Nos dias de Jesus o local continuava a ser depósito de animais e lixo em putrefação e os moradores sempre ateavam fogo para consumir os restos ali deixados. Por causa do seu fogo contínuo, tornou-se o símbolo do lugar do castigo eterno. Esse lugar Jesus usou para simbolizar o fim trágico que aguarda os desobedientes. Apenas corpos físicos eram consumidos no GEENA por isso que havia bichos nos corpos podres, coisa que almas não têm. Nada a ver com almas num fogo eterno.
Algumas traduções tomaram a liberdade de traduzir Geena por "Inferno", conduzindo assim à ideia de um lugar de tormento ardente. Alguns exemplos são:
  • Bíblia Pastorial - Verte 11 vezes por "inferno" e uma vez translitera "geena" em Tiago 3:6
  • Almeida - Traduz as doze ocorrências por "inferno".
  • Tradução Padre António Pereira de Figueiredo - Traduz as doze ocorrências por "inferno".

Esta palavra grega surge doze vezes no texto bíblico, nos seguintes locais:
  • Mateus 5:22, 29, 30; 10:28; 18:9; 23:15, 33
  • Marcos 9:43, 45, 47
  • Lucas 12:5
  • Tiago 3:6
2º Sheol ou/e Hades (Inferior a Terra, bem próximo ao abismo)

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUaMHpwnayX544-Y0e9qj0ArF53wE_mMtVotpuy2MI0KueWXYkSVWvIg9e6dRO8SMlqEBOwOXM_EYQ11qRoKXBy5veRF6WiKT7hrX8ov6NsyxOLZQx82EL2H5THY5pQ2kXpJfD3boTm6g/s1600/inferno.jpg

"Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce ao Seol nunca tornará a subir" Jó 7:9
O termo haídes é o equivalente grego da palavra hebraica she'óhl, usualmente trasnsliterada para o português por Seol, e aplica-se à sepultura comum da humanidade (em contraste com a palavra grega Táfos, uma sepultura individual).
O termo Seol é mais usado no velho testamento para representar a Sepultura. O Termo Hades é mais usado no novo testamento para o mesmo significado. Em Atos 2:27 (porque não deixarás a minha alma no Hades...) surge outra evidência disto visto que o escritor usa a palavra grega haídes ao traduzir a citação que o apóstolo Pedro fez do Salmo 16:10 (porque não deixarás a minha alma no Seol...) onde surge a palavra hebraica she’óhl. Nestes mesmo versículos vemos que o Senhor Jesus antes de ir para o abismo (Romanos 10:7) ele passa pelo Hades/Seol.
Isaías 5:14 diz que o Seol "escancarou a sua boca além de medida". Embora o Seol já tenha engolido, por assim dizer, um incontável número de mortos, parece que sempre anseia mais, conforme Provérbios 30:15, 16. Ao contrário de qualquer cova ou túmulo, que pode receber apenas um número limitado de mortos, "o Seol não se farta", conforme Provérbios 27:20. Este contexto dá a entender que o Seol nunca fica cheio ou que não tem limites. Portanto, Seol ou Hades não é um lugar literal num local específico. Depreende-se que é a sepultura comum ou geral da humanidade, o lugar figurativo onde se encontra a maioria dos humanos falecidos.
A Bíblia apresenta também a possibilidade de regressar do "Seol", "Hades" conforme Jó 14:13, Atos 2:31 e Revelação ou Apocalipse 20:13. Mostra também que aqueles que estão no Seol, ou Hades, incluem não só os que serviram a Deus, mas também os que não O serviram. (Gênesis 37:35; Salmo 55:15) Portanto, a Bíblia ensina que haverá "uma ressurreição tanto de justos como de injustos", confome expresso em Atos 24:15.
Sheol:
Na Bíblia Hebraica, a palavra "sheol" ocorre mais de 60 vezes. Ela é usada mais freqüentemente nos Salmos e em outros livros sapienciais, além dos livros proféticos.
Jacó, não conformado com a relatada morte de José, exclama: "Eu descerei até meu filho enlutado no Sheol" (Gênesis 37:35).
Outros exemplos desse uso:
  • Jó 7:9 "Assim como uma nuvem esvanece e some, aqueles que descem ao Sheol não voltarão."
  • Salmo 18:5-7 "5 Tristezas do Sheol me cingiram, laços de morte me surpreenderam. 6 Na angústia invoquei ao SENHOR, e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face..
  • Salmo 86:13: "Pois grande é a tua misericórdia para comigo; e livraste a minha alma das profundezas do Sheol”
  • Salmo 139:8: "8 Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no Sheol a minha cama, eis que tu ali estás também."
  • Jonas 2:2: “E disse: Na minha angústia clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do Sheol gritei, e tu ouviste a minha voz."
  • Provérbios 30:16:"o Sheol, a madre estéril, a terra que não se farta d`água, e o fogo que nunca diz: Basta.”
Hades:
A palavra Hades surge dez vezes nos mais antigos manuscritos das Escrituras Gregas Cristãs ou Novo Testamento.
Esta é a lista das dez ocorrências em dois dos Evangelhos, no Livro dos Atos e no Livro da Revelação ou Apocalipse:
  • Mateus 11:23; 16:18;
  • Lucas 10:15; 16:23;
  • Atos 2:27, 31;
  • Revelação ou Apocalipse 1:18; 6:8; 20:13, 14.

3º Tàrtaro (Em algum lugar no Abismo)

http://images.wikia.com/fantasia/pt/images/1/17/Paradise_lostcast.jpg
"Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no Tàrtaro, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízos" II Pedro 2:4
O "Tàrtaro" só é usado uma única vez, neste mesmo versículo. Como podemos ver é um lugar onde os anjos que se rebelaram contra Deus e se aliaram a Lúcifer estão. É um poço profundo e escuro, em que os anjos caídos estão retidos como numa prisão. Ainda assim não é um lugar de fogo ou muito menos eterno."E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão, e em prisões eternas até ao juízo daquele dia" Judas 1:6.

4º Lago de Fogo e Enxofre (Prisão eterna, lugar mais afastado eternamente de Deus)
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEia3UesAhr8iHAIr7aCn_73SVJi_ZAZfs7Y_meef3hDWRa5b19KqEKTtcddYVSkj9CUC5hVcxQutQpf-f44Px2kxQlzjj60FYHjNQIXly1VB9drmLisJKUxPaeUCiuwBNwJfjzSvtTFfDs/s400/inferno.jpg

"E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e enxofre" Apocalipse 19:20
De acordo com o relato bíblico do livro de Apocalipse, o lago de fogo sim é um tormento eterno para os desobedientes a palavra de Deus.
Pelo fato da besta e do falso profeta ter sido lançado vivo no lago de fogo, supostamente pode se dizer (não com clareza) que os que não forem achados no livro da vida também serão lançados vivo.

O Lago de fogo será formado após o milênio segundo Apocalipse 20:7-10 "E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada, mas desceu fogo do céu, e os devorou" (v:9) "E o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta, e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre" (v:10)
Uma prova mais concreta que o Hades existe tanto pessoas boas e más:
"E a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo, esta é a segunda morte.
E aquele que não foi achado escrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo" (v: 14-15)
Aqueles que estão no Hades e não foram achados no escritos no livro da vida, serão lançados no lago de fogo e enxofre onde está o Diabo, a besta e o falso profeta

Ps: Abismo

http://www.poesias.omelhordaweb.com.br/img_poesias/68386_gr.jpg

"E contudo serás lançado no Sheol, ao mais profundo do abismo" Isaías 14:15
- De acordo com esta passagem o abismo é um lugar muito amplo, já que Lúcifer foi lançado no mais profundo abismo. E como uma prova vimos Gênesis 1:2 "E a Terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do ABISMO..." para entender melhor essa passagem relacionada a Satanás leia o estudo relacionado a Adão.
- É do "abismo" que procedem os gafanhotos simbólicos, sob a chefia de seu rei, Abadon, ou Apolion, "o anjo do abismo". (Apocalipse 9:1-3,11). " "fera", que trava guerra contra as "duas testemunhas" de Deus e as mata, também é mencionada como saindo "do abismo". (c: 11 v: 3-7).
- Em Apocalipse 11:7. "...a besta que sobe do abismo..." a Besta mencionado aqui é o espirito do Anticristo já que o seu corpo fisico será no cap. 13 v.1.
- Apocalipse 20:1-3 descreve o futuro lançamento de Satanás no abismo novamente, por mil anos; algo que uma legião de demônios instou com Jesus que não fizesse com eles numa certa ocasião. -- Lucas 8:31

- O abismo, não se refere também ao "lago de fogo", visto que é depois da soltura de Satanás do abismo que ele é então lançado no lago de fogo. (Apocalipse 20:1-3, 7-10).
- A declaração de Paulo em Romanos 10:7, em que ele fala de Cristo ter ído ao abismo, também preclui tal possiblidade, bem como mostra que o abismo não é o memso que o Tártaro. Visto que criaturas espirituais são lançadas no abismo, não pode corretamente ser limitado no sentido a Seol ou ao Hades, visto que duas palavras claramente se referem à sepultura terrestre comum da humanidade (Jó 17:13-16)
-Romanos 10: 6-7, ajuda a esclarecer o significado do "abismo" ao declarar: "Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (Isto é, a trazer do alto a Cristo). Ou: Quem descerá ao abismo? (Isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo)."
É evidente que o "abismo" aqui se refere ao lugar em que Jesus passou parte de 3 dias pelo período da sua morte até a sua ressurreição, do qual o pai o ressuscitou:
Salmos 71:19,20 "Também a tua justiça, ó Deus, está muito alta, pois fizeste frandes coisas, ó Deus, quem é semelhante a ti? Tu, que me tens feito ver muitos males e angústias, me darás ainda a vida, e me tirarás dos abismos da terra.
Apocalipse 20:7 refere-se ao abismo como "prisão", e o confinamento em restrição absoluta resultante da morte, no caso de Jesus, certamente se harmoniza com isso.
Estudo por: Marcos Paulo e Adônis.

Tradução:

Link's +
Biblia Online
Biblia várias versões
Strong da Blue Letter Bible
Fontes: Bíblia, Internet e Dicionário/Bíblia Grego(a) e Hebraico(a)

1 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo estudo, sobre Hades. desse estudo tirei bastante proveito, louvo a Deus por esse estudo

Postar um comentário

Copyright ©2012 Luz da Biblia Todos os Direitos reservados | EDIT Designed by Uchiha Marcos | Suported by YesRank