A paz do Senhor amados irmãos, outro estudo:
TUDO SOBRE O DIZIMO.
Bom, dizimo começou com Abrão vamos ver de que forma.
No livro de gênesis no capitulo 14 e versos 14-20 nos diz dessa forma:
14-Ouvindo, pois, Abrão que o seu irmão estava preso, armou os seus criados, nascidos em sua casa, trezentos e dezoito, e os perseguiu até Dã.
15- E dividiu-se contra eles de noite, ele e os seus criados, e os feriu, e os perseguiu até Hobá, que fica à esquerda de Damasco.
16- E tornou a trazer todos os seus bens, e tornou a trazer também a Ló, seu irmão, e os seus bens, e também as mulheres, e o povo.
17- E o rei de Sodoma saiu-lhe ao encontro (depois que voltou de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele) até ao Vale de Savé, que é o vale do rei.
18-E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.
19-E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;
20-E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.
Vamos continuar a analizar os fatos depois voltaremos explicando.
Logo após no capitulo 28 versos 11-22 nos diz:
10-Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi a Harã;
11-E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar.
12-E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;
13-E eis que o SENHOR estava em cima dela, e disse: Eu sou o SENHOR Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência;
14-E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra;
15-E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.
16-Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o SENHOR está neste lugar; e eu não o sabia.
17-E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus.
18-Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela.
19-E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome porém daquela cidade antes era Luz.
20-E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir;
21-E eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR me será por Deus;
22-E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.
Bom e depois veremos no livro de levítico capitulo 27 versos 30-34 que diz:
30-Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do SENHOR; santas são ao SENHOR.
31-Porém, se alguém das suas dízimas resgatar alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela.
32-No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao SENHOR.
33-Não se investigará entre o bom e o mau, nem o trocará; mas, se de alguma maneira o trocar, tanto um como o outro será santo; não serão resgatados.
34-Estes são os mandamentos que o SENHOR ordenou a Moisés, para os filhos de Israel, no monte Sinai.
Depois também em deuteronômio 26. 12-13 que diz:
12-Quando acabares de separar todos os dízimos da tua colheita no ano terceiro, que é o ano dos dízimos, então os darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem;
13-E dirás perante o SENHOR teu Deus: Tirei da minha casa as coisas consagradas e as dei também ao levita, e ao estrangeiro, e ao órfão e à viúva, conforme a todos os teus mandamentos que me tens ordenado; não transgredi os teus mandamentos, nem deles me esqueci;
Certo agora vamos pro livro que é considerado opreferido ou santo das igrejas quando se fala de dizimo.malaquias 3. 8-10 que diz:
8-Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
9-Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.
10-Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
Bom agora trarei uma exposição destes livros citados.
Abrão como citado nesta época ele por ter sido abencoado em batalha por Deus ter entregado os seus inimigos em suas mãos ele deu o dizimo a Melquisedeque que é considerado o proprío cristo por não ter principio nem fim de dias mas se formos ver com atenção Abraão foi grato e apenas deu 10% do que possuia mas até ai o proprio Deus não tinha feito nenhum dito sobre o assunto se formos nos apegar a Abraão em refencia do dizimo por ele ter dizimado antes da lei então a circuncisão também, pois veio atravéz de Abraão então todos nós teriamos de ser circuncidados. [Gn 17:9 a 14]
E pra deixar bem claro não podemos jamais pegar um testemunho particular de um homem e dele formar uma doutrina.
E no caso de jaco isso é ainda mais evidente pois ele faz um propósito com Deus e volta e relembrar que dai não podemos formular doutrinas.
Agora quando Deus Ele mesmo o fala no livro de Levíticos no verso 34 Ele nos diz que o dizimo é um mandamento de ordenança e em Deuteronômio da mesma forma. Ai entramos em Malaquias que se formos afundo e acompanha a hitoria de Israel naquela época o povo acabará de sair da prisão de Babilônia e onde Deus novamente ordena e ainda é mais direto neste caso pois o povo estava começando naquela época.E depois disso passou aproximadamente 430 anos de Malaquias a Mateus onde veio nosso Salvador Jesus. A promessa começava a se cumprir.
E Jesus tembém falou do dizimo enquanto era apenas carne em MT 23.23 onde ali Ele censura os escribas e farizeus dizendo:
23-Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
Realmente Jesus diz para dá o dizimo porém não omitas o mais importante,mas se fomos ver, Cristo ainda não tinha morrido e ressucitado mais na frente entenderá porque estou dizendo isto.
Bom gora vamos falar de um homem chamado (GAMALIEL).no livro de atos 5 verso 34 que diz: Mas, levantando-se no conselho um certo fariseu, chamado Gamaliel, doutor da lei, venerado por todo o povo, mandou que por um pouco levassem para fora os apóstolos.
Bom se formos um pouco mais pra frente veremos que o apostolo Paulo aprendeu aos pés deste homem venerado pelo povo e doutorado na lei no capitulo 22 verso 3 que diz:
Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zeloso de Deus, como todos vós hoje sois. Bom podemos ver que ele aprendeu a lei e ele afirma no capitulo 23 verso 6 de atos que é farizeu e filho de farizeu veja: E Paulo, sabendo que uma parte era de saduceus e outra de fariseus, clamou no conselho: Homens irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseu; no tocante à esperança e ressurreição dos mortos sou julgado.
Bom este homem escolhido por Cristo diretamente escreveu 13 epístolas sendo elas 3 pastorais I e II Timóteo e Tito, deu instruções para casais e muito mais, e na sua primeira epistola aos Romanos 10.4 ele entende e diz que o fim da lei é Cristo. Opa que lei é essa que tem fim?
Bom temos 3 tipos de lei dentro da biblía a lei MORAL , CIVIL E A CERIMONIAL.
A moral se trata do amor,carater e a perssonalidade de Deus como ta em joão 3 16:POR QUE DEUS AMOU AO MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU SEU FILHO UNIGENITO PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRER NÃO PEREÇA MAIS TENHA A VIDA ETERNA.
Nada se compara a essa tal maneira de se amar a todos.
A lei civil se trata qualquer todo o mundo judicial,militar,politica etc...Onde nos mostra em Romanos 13. 1-7:(esteja sujeito a toda autoridade).
A lei cerimonial se trata de um ato praticado no antigo testamento de adoração a Deus que estabelecido por lei vinham atravém de sacrificios e ordenanças.Como aconteçeu com Elias e os profetas de baal que fizeram altar e muitas praticas no antigo testamento era voltado aos altares como Noé em Gn 8.20, com Abrão em Gn 12.7 ,Moises em Ex 17.15 e etc e as leis de ordenaças como esta acima em Levitico e Deuteronômio.
Bom o apostolo Paulo nas sagradas escrituras nunca deu ou instruiu ou pediu o dizimo sendo que pelo contrario no livro de Colosenses 2.14 diz: tendo cancelado o escrito de divida,qe era contra nós e que constava de ordenanças,o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente,encravando-o na cruz.
E no livro de Efesios 2 11-15 vou apenas trazer o 15 que diz: Desfez, na sua carne,a lei dos mandamentos na forma de ordenanças ,para que dos dois criasse em si mesmo um novo homem fazendo a paz.
Bom se formos no livro de Hebreus capitulos 7 e 8 vemos que no 7 nos fala da lei e no oito como foi abolida no capitulo 7 verso 5 nos mostra que o dizimo é cobrado segunda a lei.
Bom dessa forma vejo claramente que um homem escolhido diretamente por Jesus como foi Paulo tendo ele trazendo toda essa bagangem não ter dado e nem pedido o dizimo e ter trazido tudo isto nas sua Epistolas, não nos resta duvida que o dizimo não é mais para ser pedido nos dias de hoje.
E sim da seginte forma 2 corintios 9.7:CADA UM CONTRIBUA SEGUNDO TIVER PROPOSTO NO CORAÇÃO NÃO COM TRISTEZA OU POR NECESSIDADE;PORQUE DEUS AMA QUEM DÁ COM ALEGRIA.
Se o livro de Malaquias estiver em vigor o Apostolo Paulo não só é ladrão como também ensinou os demais a serem.
A páz a todos.

Feito: Adônis e Marcos

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright ©2012 Luz da Biblia Todos os Direitos reservados | EDIT Designed by Uchiha Marcos | Suported by YesRank