As Maravilhas de se está no 'deserto'

terça-feira, 14 de abril de 2015

"Pelo que, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação do deserto," (Hebreus 3:7-8)

Amados, há muitos que não entendem o "deserto*" até hoje e muitos temem pois ir até ele por meio do Senhor. Mais vim aqui, através desse estudo explicador á vós as maravilhas de se está no deserto e os milagres que podem ser realizados. Cabe a pergunta no livro de Salmos:
"E falaram contra Deus, e disseram: Acaso pode Deus preparar-nos uma mesa no deserto?" (Salmos 78:19)

A maioria das histórias no deserto são mais relacionadas á Moíses e o povo de Israel que passaram 40 anos no deserto (Deuteronômio 2:7). Conheçemos então por base a história de Moises, hebreu, o qual Deus o escolheu para livrar o povo de Israel do cativeiro do Faraó no Egito. Após Moises livrar o povo de Israel atravessando o Mar vermelho, ai começa a jornada no deserto à terra prometida Canaã que o Senhor prometeu."Estabelecei o meu pacto com eles para lhes dar a terra de Canaã, a terra de suas peregrinações, na qual foram peregrinos" (Êxodo 6:4) "Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para dar a terra de Canaã, para ser o vosso Deus." (Levítico 25:38)

Esse período de 40 anos, houveram milagres que Deus os abençoou o seu povo no deserto, vamos a eles;

- Quando Moises e o povo de Israel caminharam de Horebe pelo grande e tremendo deserto, pelo caminho das montanhas dos amorreus (Deuteronômio 1:19), chegaram a Cades-Barnéia. Lá disse o Senhor a Moises para ser dito ao povo de Israel: "Que foi adiante de vós por todo o caminho, para vos achar o lugar onde vós deveríeis acampar; de noite no fogo, para vos mostrar o caminho por onde havíeis de andar, e de dia na nuvem. " (Deuteronômio 1:33). E perante coluna de fogo a noite e nuvem durante o dia, assim o Senhor guiava o povo de Israel pelo deserto para se achar um lugar.

- Houve um período em que o povo de Israel ía até Moises para murmurar sobre fome, reclamava pois no Egito tinha pão até se fartar. Então disso o Senhor ao Moises, "... Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não." (Êxodo 16:4). Ou Seja, Deus o abençoou com o maná dos Céus ao povo de Israel, comida sem faltar, o pão dos anjos (Salmos 78: 35-37) (Êxodo 36:15)

- Deus enviou também carne "... Entre as duas tardes comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão..." (Êxodo 16:12). O Senhor o alimentava todo dia pela manhã com o Maná, o pão dos céus e a tade com carne com qual se fartasse (Salmos 78: 26-29), mais não era para colher a mais do que se necessitava diariamente, pois eles eram para cré que Deus iria alimentar, com a exceção da sexta, era para se recolher o dobro (Êxodo 16:22a) pois o sábado era o dia da santificação e não iria haver pois era dia de repouso. Mais o povo não obedeceu ás ordens do Senhor e sempre recolhia a mais.

- Na caminhada sagrada pelo deserto, o povo de Israel murmurava sobre sede para saciar a si e ao gado, e foi falar com Moises, assim Moises falou com o Senhor e o Senhor o mandou próximo a uma rocha, toca-lhe como fez no Mar Vermelho, pois de lá sairia água para alimentar o povo de Israel, e assim se fez. (Êxodo 17:2-6) (Números 20: 8-11)

- Após 40 anos no deserto, passando por sol e tudo mais, é normal roupas e sapatos envelhecerem não acha? Geralmente nossos sapatos não costumam durar mais de 3 anos usando algumas vezes, imagine durante 40 anos todos os dias? Mais esse foi mais um milagre realizado no deserto que o Senhor fez. "De tal modo os sustentaste quarenta anos no deserto; nada lhes faltou; as suas roupas não se envelheceram, e os seus pés não se incharam." (Neemias 9:21), (Deuteronômio 8:4), (Deuteronômio 29:5)

- Houve um período que eles caminhando sobre o deserto de Sur, andando três dias no deserto não acharam água, chegaram a Mara e não puderam beber pois ás águas eram amargas, e o Senhor o transformou as águas em águas doces para que pudessem beber. (Êxodo 15: 22-25)

Agora porque 40 anos e não antes? O povo de Israel era muito desobediente, adoraram ídolos, não respeitaram a lei do Senhor, não obedeceu suas ordens. "Com tudo isto ainda pecaram, e não deram crédito às suas maravilhas." (Salmos 78:32). Mais Deus não deixava de realizar seus milagres.

Esses os milagres que o Senhor realizou no deserto, então amados, se estais no deserto não tenhais medo. Pois o Senhor fez Maná descer do Céu, Água brotar da Rocha, Roupas não se envelhecer, assim Deus é o Deus do impossível, pois é no deserto que Deus faz o milagre acontecer, é no deserto que você ora e se aproxima do Senhor, mesmo estando no deserto nas provas, aflições, não se preocupe, nada irá faltar!

"Pois o SENHOR teu Deus te abençoou em toda a obra das tuas mãos; ele sabe que andas por este grande deserto; estes quarenta anos o SENHOR teu Deus esteve contigo, coisa nenhuma te faltou." (Deuteronômio 2:7)

* - Para quem não sabe, o deserto na vida de um cristão, é o período de provas que o Senhor faz os seus filhos.(Tiago 1:12-13)

Estudo feito por: Marcos Paulo

3 comentários:

Unknown disse...

Excelente, muito proveitoso. Louvado seja o nome do Senhor por seu estudo elaborado.

Unknown disse...

Uma boa oportunidade para ter experiência com Deus

Unknown disse...

Deus dos impossíveis

Postar um comentário

Copyright ©2012 Luz da Biblia Todos os Direitos reservados | EDIT Designed by Uchiha Marcos | Suported by YesRank